ACAMPAMENTO DA PRIMAVERA - 2013

De 25 a 28 de Março
 no Carvalhal de Valinhas em Monte Córdova-Sto Tirso
Para jovens dos 10 aos 17 anos
Limite máximo de participantes – 15
Taxa de participação -15 € (inclui transportes, alimentação, utiliz.tendas e material didático de apoio)
Inscrições : até 23 de Março das 17h às 20h.30 na TERRA VIVA! Terra Vivente-AES
Rua dos Caldeireiros nº 213 –Porto(à Cordoaria)
Contactos: 223324001/ 967694816       terraviva@aeiou.pt




Programa, Regulamento e Ficha de inscrição...


OBJETIVOS DESTA ATIVIDADE
1- Valorizar os tempos livres e de férias escolares dos jovens
2- Promover a sua sensibilização sócio-ambiental
3- Promover a sua sensibilização para a auto-responsabilidade, a entre-ajuda e a cooperação


METODOLOGIA GERAL
1-Auto-organização em dinâmica de pequenos grupos
2-Avaliação e decisões assembleárias (democracia direta/de base)
3- Primado da prática:  “aprender a fazer fazendo”
4-Funcionamento permanente de Equipa experimentada de monitores adultos -para animação de atividades, responsabilidade legal e apoio à organização espacial


REGULAMENTO DO ACAMPAMENTO E COMPROMISSO PESSOAL
Comprometo-me a:
1- Não trazer de casa nem mais nem menos do que aquilo que consta na lista de precisos.
2- Ter  um comportamento digno durante as viagens e nos locais onde passamos e acampamos, não incomodando de nenhuma forma as outras  pessoas nem usando linguagem imprópria.
3- Compartilhar com os outros companheiros da minha Equipa (4 a 5 jovens) e com os das outras, as tarefas de campo necessárias à boa instalação e decorrer do acampamento e à sua higiene e limpeza.
4- Não permanecer na tenda a não ser durante a noite para dormir, e não comer nem deixar comida dentro dela ou nela acender qualquer tipo de lume.
5- Proteger e ajudar os mais novos e apoiar os menos experientes.
6- Proteger os locais no/em redor do acampamento não permitindo que ninguém:-  a)- ponha lixo fora dos locais próprios - b)- polua a água limpa dos regatos, -c)-danifique árvores e arbustos e plantas -d)-persiga, perturbe ou  mate animais –e)- faça fogo fora dos locais apropriados e controlados.
7-Não danificar nem utilizar indevidamente os equipamentos da Equipa ou da Associação.
8-Respeitar o descanso d@s demais companheir@s não fazendo barulho depois da hora de recolher ou antes da hora de levantar.
9-Participar ativamente nas assembleias de campo e reuniões de Equipa, respeitando as suas decisões conjuntas e programas.

ATENÇÃO: A avaliação d@s outr@s companheir@s em Assembleia de Campo ou Reunião de Equipa de que alguém não está a proceder de acordo com o Regulamento do Acampamento e Compromisso pessoal, pode conduzir ao seu afastamento da atividade. Neste caso o/a encarregado/a de educação será prontamente avisado.

CONTACTO c/RESPONSÁVEIS da EQUIPA de ANIMAÇÃO:

-Madalena L. Morais (professora e formadora):    961449268
-José R.Paiva (educador sócio-ambiental) :   967694816

 PROGRAMA PROPOSTO
25/3 –Segunda-Feira
-10:10h.-Encontro junto à ESTAÇÃO DE METRO DA TRINDADE (espaço grande do lado de fora)
-10:30h. – Saída na camioneta para S.TIAGO da CARREIRA, -11:20 h-Chegada a Carreira – Encontro c/carro de apoio no desvio para Monte Córdova -12:15 h. Chegada ao local do acampamento (carvalhal Valinhas)
-12:30 h. Almoço volante com bebidas quentes.
-13:30h. Assembleia de Campo para: A) formação de equipas e distribuição de Cadernos de Equipa, B) esclarecimentos sobre montagem do campo, divisão de responsabilidades  e tarefas entre todxs  e funcionamento do acampamento C) Pré-avaliação geral  D)Regulamento e programa de atividades
-14:30 h. Montagem do Acampamento
-17:00h. Lanche
-17:30h.-Jogo de descoberta do local  p/Equipas–WORKSHOP de VARAS DE CAMINHANTE 
-18:30h. - Jogo dos paus/tiro com arco e flecha
-19:30h.- preparação do jantar (Eq.A + Monitor) -20:30h- JANTAR CONJUNTO e “Fogo.do Conselho”(conselhos p/ a noite, organização, vigilância, cantos de aventura, avaliação do dia.)
-22:30h. –Pequeno passeio noturno  conjunto (c/ descoberta de estrelas e constelações se não houverem nuvens
-23:30h. -Recolher    -23:45h-Silêncio e descanso
26/3-Terça-Feira
-8:30h.   Levantar, lavar e vestir  - Peq.exercícios de ginástica aquecim.    -09:00h –Peq.almoço e Assembl.Campo  
-09:45h.  Jogo de Pistas p/ Equipa
-10:15h. Visita ao castro de Monte Padrão e  ao  seu Centro de Interpretação  Arqueológico
-11:15h.  Aldeia de Pereiras: Oficina de Identificação e recolha de plantas silvestres medicinais e comestíveis
-12:15h.  Assembl.de Campo e Preparação do almoço (Eq.B+Monitor)-13:00h-Almoço conjunto no acampamento  
-14:30h.  Jogo de ORIENTAÇÃO  e DESCOBERTA DA NATUREZA,  c/bússola e mapas 
-16:00h.  Oficina de técnicas primitivas : nós ,arcos e flechas, lanças, machados de pedra     
-17:30h.  LANCHE , 18:00h- cantos de liberdade e aventura  
-19:00h.  Preparação do jantar  (Eq.C+Monitor) -20.00h-Jantar conjunto
-21:00h.  Assembl.de Campo ,avaliação do dia,conselhos p/ descanso
- 21.30h. JOGO NOCTURNO (“Assalto ao Castelo”)  23:00h. Recolher e silêncio .
27/3 - Quarta-Feira
-8.30h-Levantar, lavar,vestir, peq.exercícios ginástica de aquecim.   -9.00h- Pequeno almoço e Assembleia de  Campo (preparar almoços volantes, informações sobre actividade seguinte:)
-10.00h -“TRILHA DE DESCOBERTA SÓCIO-ECOLÓGICA DE MONTE CÓRDOVA” – c/ marcação de passagem de cada equipa c/ giz de diferentes cores.  -  Combinação de pontos de controlo de monitores. Atribuição a todos os participantes de “Diploma/Certificado de Percurso”
-12.30h. Hora do almoço volante (paragem máxima 40 min.)  onde quer que cada Equipa esteja
-15.30h.-16.00h.- Encontro no ponto final da trilha (rio Leça – Cascata da Fervença )- possibilidade de banhos no rio
-17:00h. LANCHE NO ACAMPAMENTO  (a 10 min. do ponto final da trilha )
-18:00h. Assembleia de Campo – Decisão conjunta sobre PROGRAMA para a última noite do acampamento…
-19:15h. Preparaç.Jantar (Eq.A+Monitor) -20:30h. Jantar conjunto -21:30h. –Programa decidido em conjunto
-23:30h. Recolher e silêncio.
28/3 –Quinta-Feira
-09:00 h- Levantar, lavar ,vestir, peq.exercícios ginástica de aquecim.  -09:30h-Peq.Almoço  -10:00h. Assembl.Campo –
-10:30h.  Jogo florestal: “Caça ao Urso”     -11:30h. Preparação do almoço conjunto  (12:30h.)  -14:00h. Assembl.:avaliação final do campo  -15:00h.-DESMONTAGEM e ARRUMAÇÕES.  -17:00h. Despedida do local  -18:00h (-18:15h.,no máximo): PARAGEM na estrada de Santo Tirso e regresso ao Porto (chegada cerca das 19:30h.)

 LISTA DE PRECISOS INDIVIDUAIS (para cada participante).  Em caso de dúvida telef..967694816

A)Equipamento :  -Mochila grande (ou duas pequenas) - saco-cama + cobertor leve  -  colchonete de campismo - prato e caneca inquebráveis (plástico ou metal) – Talheres pessoais – pequeno canivete – pequena lanterna a pilhas (ou 2 velas).

B)Roupa :  – t.shirt , pólo ou blusa de cor  preta – pull-over ou blusão de agasalho( de preferência com capuz) –tshirt clara(ginástica, agasalho, etc.)  – lenço escoteiro REGRALL(cedido por nós) – calças fortes - calções – toalha - fato de banho  -2 mudas de roupa interior – botas ou sapatilhas fortes –– Chapéu escoteiro (opcional)ou boné – capa ou poncho leve e impermeável para a chuva (  dos que se compram barato na lojas chinesas)
C) Outros: Caneta, bloco ou peq.caderno, artigos pessoais de higiene  (toalha, sabão, etc…)e garrafa de água de 1,5 l. VAZIA
 A ORGANIZAÇÃO PROVIDENCIA OS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS  DE CAMPISMO COLECTIVOS(tendas, cozinha,etc..

PARA  O/A  JOVEM

  P. F  PREENCHER FICHA ABAIXO E ENTREGAR NA N/ SEDE  c/ respectiva taxa de particip..
-
PARA NÓS          
FICHA DE INSCRIÇÃO  Nº____/TERMO DE RESPONSABILIDADE /AUTORIZAÇÃO DE ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO  * (MEn.DE 18 ANOS)   

Eu(nome)___________________________­­­­­­­­___­______Morador/a____________________________ em  ……………………………………………………………. 
nascid@ em…/…./….. e c/ BI nº_______________,  tomei conhecimento do Programa, Listas de precisos  e  Regulamento do Acampamento de Primavera 2013 – que me comprometo a cumprir :
Assinatura do participante:  ____________________________________________________

*Eu (nome)_____________________________ , encarregad@ de educação do jovem acima inscrito, e com o telefone/telem.:__________________, tomei conhecimento do Programa, Listas de Precisos, Regulamento e Taxa de participação do Acampamento de Primavera-2013,  e autorizo @ m./ educand@  a participar.

Porto, ../Mar/ 2013 (assinatura:) ______________________________________________________