CAMPO / acantonamento OUTONO TERRA VIVA!  2013
16 - 17 de Novembro, “Vale dos Castores”-Prados do Vicente- (Valongo/S.P. da Cova)





I -OBJECTIVOS da ACTIVIDADE
.1º- Re-encontram o-nos c/ os jovens que participaram nas actividades do último Verão, com outr@s amig@s que queiram vir e reforçarmos os laços de camaradagem  .2º -Alargarmos a aprofundarmos as técnicas de ar livre e do Pl. Treino REGRALL    .3 º- RE/conhecer a zona e locais para outras actividades

II –INSCRIÇÕES e TAXA DE PARTICIPAÇÃO
. Inscrições na nossa sede * de segunda a sexta-feira das 15 às 19 h.
. Taxa de participação 9 (abrangendo: ALIMENTAÇÃO -excepto almoço volante do 1º dia, TRANSPORTES Porto-Campo/Valongo –
Porto , ANIMAÇÃO, MONITORIZAÇÃO, COMUNICAÇÕES, EQUIPAMENTOS DE CAMPO, MATERIAIS PEDAGÓGICOS )


III -  PROGRAMA
16/10-Sábado-  -08.45 h.-  Encontro na TERRA VIVA!/REGRALL – só para quem more mais perto da sede– (Rua dos Caldeireiros, 213 –PORTO) para CONTROLO E TRANSPORTE  do equipamento de campo a levar (haverá 1 carro de apoio para o Equipamento mais pesado –abrigos e abrigos de cozinha, panelas, provisões, machados, cordas de exercícios, etc.);   -09.00 h- Encontro na ENTRADA CENTRAL DA ESTAÇÃO DE SÃO BENTO    -10.00 h. Início da trilha para o acampamento  (via Aldeia de COUCE)     -11.00 h – Chegada ao local do Acampamento, descarregar material e montar abrigos e abrigos de cozinha  ( cada Equipa a +ou menos 15 passos das restantes)
-  recolha de lenha e água potável p/ Equipa (há uma nascente perto do local de acantonamento);   -11.30 h. – ASSEMBLEIA/CONSELHO DE CAMPO : Controlo colectivo das tarefas     -12.30- ALMOÇO VOLANTE + CALDO
QUENTE   -13.30 h.– Peq. torneio ARCO E FLECHAS ; -14.00 h.  Peq.treino de JOGO DO PAU E DEFESA  -14.30 h. TIROLESA FLUTUANTE sobre o rio  Ferreira    -16.00 h. JOGOS  DE DESCOBERTA DO ESPAÇO: – Pegadas de animais e recolha de moldes em gesso –
-Recolha de VARAS  para construções e varas pessoais (a marcar c/ pirogravura)    -17.00 h. LANCHE       -17.30 h- Jogo de  Movimento : “Assalto ao Cabo” (ou  “Colocação de Minas”)       -19.- Início preparação do Jantar (POR EQUIPAS) – a EQUIPA DE ANIMAÇÃO prepara uma parte da refeição para todos      -20.00 h.  Jantar.   -21.00 h.-
FOGO DO CONSELHO com   CANÇÕES de AVENTURA e PARTILHA de ESTÓRIAS DE CAMPO,   Conselhos aos INICIADOS, Organização da SEGURANÇA (sentinelas) e  do REPOUSO NOCTURNO    -22.30 h. JOGO NOCTURNO “ASSALTO ÁS LANTERNAS”;    23.30 h.–RECOLHER --   24.00 h. SILÊNCIO e SENTINELAS   -ATENÇÃO: quem perturbar o descanso dxs outrxs companheirxs deverá fazer 1 hora de sentinela  c/ elementos da Eq. Animaç. (
Monitores) na pior hora… ( 2-3 da manhã… E cuidado com os terríveis MARABÚMZIOS e TELÉCO-TÉCOS !...)
17/10-Domingo -08.30 h. –Levantar, lavar, arrumar, vestir; 8.45 h-Exercícios de GINÁSTICA DE CAMPO (15 MIN.) A  - 09.00 h. Pequeno Almoço;  - 9.15 h- ASSEMBLEIA DE CAMPO: – Lançamento das actividades da manhã:  -
9.30 h- EXPLORAÇÃO/ORIENTAÇÃO -POR EQUIPAS --10.30 h. EXPLORAÇÃO CONJUNTA àS FRAGAS DO DIABO–
Exploração da Gruta p/ Equipas.    12.30 h. CONFECÇÃO DO ALMOÇO e ALMOÇO ( por equipas)   -14.00 h. ASSEMBLEIA/CONSELHO DE CAMPO -– Decidir últimas actividades até às 17.00 (propostas já existentes: TIRO COM ARCO, jogos c/ paus, etc...) -17.00 h. Início da desmontagem , arrumações e limpeza do terreno – 17.30 h- ASSEMBLEIA DE CAMPO : Lanche -AVALIAÇÕES - Regresso a casa (prevista chegada ao Porto às 19.45 )

IV-LISTA DE PRECISOS para cada participante: (em caso de dúvida telef..96 7694816 ) A) Equipamento:   -Mochila grande (ou duas pequenas) - saco-cama e cobertor (ou 2 cobertores) - prato e caneca inquebráveis (plástico ou metal) – talheres pessoais – pequeno canivete – pequena lanterna a pilhas (ou 2 velas) - garrafa de água de 1,5 l. VAZIA B) Roupa :  – t.shirt , pólo ou blusa de cor preta – pull-over ou blusão de agasalho( de preferência com capuz) –tshirt clara (ginástica, agasalho,etc.) – lenço escoteiro REGRALL – calções – toalha - fato de banho -1 muda de roupa interior – botas ou sapatilhas fortes – calças de fato de treino (ou semelhantes) – capa ligeira para a chuva (tipo

poncho –são baratas em lojas chinesas ou de plásticos –preferíveis as que podem cobrir a mochila ) – gorro de malha (para o frio e a noite) de preferência PRETO (para as sentinelas e jogos nocturnos de campo) – Chapéu escoteiro (opcional)
C) Alimentação:   trazer de casa só para sábado: ALMOÇO VOLANTE (3 sandes, peça de fruta, sumo ou yogurte)
5 E. abrange todas as refeições excepto o almoço volante de sábado
D) Transportes:  4 E. Porto (São Bento) –Valongo (Apead. S.MARTINHO DO CAMPO) – Porto
E) Outros: Caneta, bloco ou peq.caderno, artigos pessoais de higiene , Identificação pessoal, termo de responsabilidades assinado p.encarregado de educação (caso de menores de 16 anos )

V-LISTA DE PRECISOS P/ EQUIPA - ABRIGOS, MATERIAL DE COZINHA de campo, MACHADAS, PEQUENAS PÁS, CAIXAS DE PRIMEIROS SOCORROS , MATERIAL DE ANIMAÇÃO , etc. A Eq.Animaç.TRANSPORTA DA NOSSA SEDE (bem como a maioria dos víveres para as refeições




Comprometo-me a:

VI- REGULAMENTO DE CAMPO E COMPROMISSO PESSOAL

1- Não trazer de casa nem mais nem menos do que aquilo que consta na lista de precisos
2- Ter um comportamento digno durante as viagens e nos locais onde passamos e acampamos, não incomodando de nenhuma forma as outras pessoas ( usando linguagem imprópria, por ex.º...)
3- Compartilhar com xs outrxs companheirxs as tarefas de campo necessárias à boa instalação do acampamento e
à sua higiene e limpeza
4- Não permanecer na tenda a não ser durante a noite para dormir e não comer nem deixar comida dentro dela ou nela acender qualquer tipo de lume.
5- Proteger e ajudar os mais novos e apoiar os menos experientes
6- Proteger os locais no e em redor do acampamento não permitindo que ninguém :- a)- ponha lixo fora dos locais próprios - b)- polua a água limpa dos regatos, -c)-danifique árvores e arbustos e plantas -d)-persiga, perturbe ou mate animais –e)- faça fogo fora dos locais apropriados e controlados
7-Não danificar nem utilizar indevidamente os equipamentos da Equipa ou da associação
8-Respeitar o descanso d@s demais companheir@s não fazendo barulho depois da hora de recolher ou antes da hora de levantar
9-Participar activamente nas assembleias de campo e reuniões de Equipa, respeitando as suas decisões conjuntas
e programas.
10-Levar a sério este regulamento e os avisos e chamadas de atenção dos monitores
ATENÇÃO: A avaliação dos outr@s companheir@s em assembleia de campo ou de equipa de que não estás a proceder de acordo com este Regulamento de Campo e Compromisso pessoal pode conduzir ao teu afastamento do campo e do grupo

VII -Equipa de Animação / Responsáveis pelo Programa:
Madalena Morais (Professora e fotógrafa) 961449268 J.R.Paiva (Pedag.Social-ambient.) -967694816

VIII -Apoios a esta actividade:
  Programa PAAJ 2013 do IPDJ  e  Câmara Municipal de Valongo -Departam. do Ambiente


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





Sem comentários:

Enviar um comentário