Acampamento de férias de Natal 2015


Actividades da nossa iniciativa REGRALL (Eco-Escotismo Livre ) apoiadas pelo IPDJ   no âmbito do PAJ 2015 e apoiadas também pelos proprietários do terreno privado ( Sr. Luis e Esposa )  que amávelmente o cederam para realização do acampamento.

Local da montagem do acampamento :
Terreno privado, na aldeia de Couce, vale do Ferreira, a cerca de 3,5 Km.s do lugar da Azenha, a Sul de Valongo,e a 10 km.do Porto.

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                                                 PROGRAMA PROPOSTO
 Domingo, 20 Dezembro
 10.00 h - Encontro na Praça da Liberdade, junto à estátua do D.Pedro .10.15 h.-Paragem do autocarro STCP para Campo, na Rua Alexandre Braga, junto ao Bolhão  - 11.30 h. -Saída na paragem mais perto da Azenha e  início do percurso  até Couce.12.30h.-Almoço volante com bebida quente e início da montagem do campo (tendas e abrigos, recolha de lenha e água potável)-14.30 h.Concelho de Campo, cuidados  c/ terreno e ambiente envolvente, formação das Equipas e distribuição das tarefas de campo, informação sobre  o potencial da zona envolvente para as nossas actividades, dúvidas e propostas  -15.30h. Pequeno passeio em grande equipa  de reconhecimento da zona envolvente (Presas e S.ta Justa) com cartas topográficas e bússolas, recolha de materiais (paus e xisto) para técnicas primitivas (atelier de  nós e construções primitivas) . 17.30h -Lanche .18.30h- início da  preparação do jantar . 20.00h.jantar conjunto e Fogo de Conselho. Canções de ar livre e ideias sobre segurança e comodidade no acampamento. 22.30h -Pequeno passeio conjunto nocturno. 24.00h –Recolha às tendas, repouso e silêncio nocturno.


Segunda-feira, 21 de Dezembro 
09.00h –Levantar, lavar, vestir . 09.30h-Pequeno-almoço . 10.00h.-Recolha de varas de caminhante e trilho conjunto de exploração ao alto da serra de Pias (observação/identificação de espécies de plantas e animais). Regresso pelo caminho NE –SW até à ponte de Couce. 12.00h.-Preparação do almoço conjunto- 12.30h-Almoço .14.00h-Tiro c/arco e flechas .15.00h-Percurso de pistas (“stalking”) e orientação e procura de pegadas de animais e moldagem em gesso . 17.00h - Lanche e Conselho de Campo (avaliações do decorrer do Campo e ideias de correcções a fazer) 18.30h-Início da  preparação do jantar  ( recolha de lenha e preparação do espaço) 20.00h - Jantar conjunto e Fogo do Conselho .22.00h -Jogo nocturno (Assalto ao Castelo ou outro…depende do estado do tempo) 23.30h-Observação do céu e orientação nocturna . 24.00h –Recolha às tendas, repouso e silêncio nocturno.

 Terça-feira,22de Dezembro 
09.00h –Levantar, lavar, vestir . 09.30h-Pequeno -almoço .10.00h -Trilha de exploração por Equipas em direcções diferentes com almoços volantes .15.30h -Conselho de Campo:avaliação das explorações . Realização das actividades: Pão de Pau, Espetadas, Sopa Selvagem… ) 17.00h-Lanche . 18.30h-Preparação do jantar . 20.00h Jantar conjunto e Fogo de campo de despedida .  23.00h.Cuidados com temperatura e segurança . 24.00h –Recolha às tendas, repouso e silêncio nocturno.

Quarta-feira, 23 Dezembro 
 09.00h –Levantar, lavar, vestir. 09.30h-Pequeno-.almoço (reforçado)  10.00 h-desmontagens e arrumações.11.00h. Despedidas, regresso por Azenha/Valongo  (chegada ao Porto cerca das 13.00h.)

Lista de precisos por participante 
LER COM ATENÇÂO e ir marcando X nas casas redondas à medida que se vão arrumando os materiais na mochila – o que é mais pesado em baixo:
a) MATERIAIS/EQUIPAMENTO – O-Mochila campista, O-Saco-cama, O-Cobertor quente ou 2 mais leves, O-Colchonete de campismo,
O-Camisolão de agasalho (de preferência com capuz), O-Gorro de malha ou lã (a noite pode ser fria e as tendas são de pano…), O-fato de treino (pelo menos as calças…), O-2 mudas de roupa interior, O-toalha pequena, O-objectos pessoais de higiene, O-Prato e caneca ou malga rígidos inquebráveis (não os de usar e “deitar fora”),O-Talheres metálicos (idem…), O-Cachecol ou echarpe (não esquecer que estamos no Inverno…) O-Luvas de malha quentes, O-Alguns jornais velhos (para absorver humidade de baixo das tendas) O-Capa fina (ou poncho) impermeável para a chuva, O-Pequena lanterna a pilhas, O-Pequeno bloco de apontamentos e esferográfica
b) OUTROS PRECISOS
O-BI ou CC pessoal -O- Ficha de Inscrição devidamente preenchida e com autorização do Encarregado de Educação , no caso de menores de 18 anos .( Ver abaixo no fim desta página ) –O-4 € p transportes, PORTO –VALONGO – PORTO, O- 2€ p/ pão diário e outros alimentos, O-1 pacote de leite, O-4 batatas cruas médias, O-1 lata de conservas, -O-1 chouriço,  -O-1 pacote bolacha maria, -O-3 peças de fruta (preferência maçãs ou peras), -O-1 chocolate (para energização durante as actividades e NÃO para comer pelo caminho…)
 O QUE A ORGANIZAÇÃO ASSEGURA:
1Outros mantimentos : Farinha, esparguete, flocos de soja, legumes diversos, açúcar, sal e outros condimentos, cevada solúvel, cacau solúvel, lentilhas secas, feijão em lata, ovos, mais alguma fruta, mais alguns chouriços,…
2 - Equipamentos de campo – tenda de equipa (4 pessoas) com duplo tecto, tachos e materiais de cozinha, fogareiro camping-gás, machadinhas para cortar paus, pequenas pás, abrigos extra  (duplos tectos impermeáveis para cozinha e reuniões) , bússolas, dossiers técnicos paracada pequena.Equipa, cópias de mapas locais, fio sizal para construções de campo, letras para canções de aventura a ensaiar, arcos, flechas e alvo, livros e fichas de jogos de campo.

RESPONSÁVEIS TÉCNICO PEDAGÓGICOS: -Madalena Morais (961449268) -José R.Paiva  (967694816)  mail:<terraviva@aeiou.pt

FICHA DE INSCRIÇÃO    
QUERO PARTICIPAR comprometendo-me a seguir um comportamento ético social-ecológico
(1-respeito activo pela Natureza e Ambiente, 2-respeito activo pelos demais Companheiros, 3-respeito activo pela população local, seus hábitos, cultura e seus haveres)

NOME_______________________ Idade______Morada______________________________Assinatura______________________
                                                                                                                                                                                            Contacto telef._____________

Autorização encarreg. educação.  Tomei conhecimento do programa e autorizo a/o m./educanda/o a participar

(apenas para menores)                                                     Assinatura___________________________Telef.______________