16 - 17 de Novembro, “Vale dos Castores”-Prados do Vicente- (Valongo/S.P. da Cova)
.1º- Re-encontram o-nos c/ os jovens que participaram nas actividades do último Verão, com outr@s amig@s que queiram vir e reforçarmos os laços de camaradagem .2º -Alargarmos a aprofundarmos as técnicas de ar livre e do Pl. Treino REGRALL .3 º- RE/conhecer a zona e locais para outras actividades
II –INSCRIÇÕES e TAXA DE PARTICIPAÇÃO
. Inscrições na nossa sede * de segunda a sexta-feira das 15 às 19 h.
. Taxa de participação 9 (abrangendo: ALIMENTAÇÃO -excepto almoço volante do 1º dia, TRANSPORTES Porto-Campo/Valongo –
Porto , ANIMAÇÃO, MONITORIZAÇÃO, COMUNICAÇÕES, EQUIPAMENTOS DE CAMPO, MATERIAIS PEDAGÓGICOS )
III - PROGRAMA
16/10-Sábado- -08.45 h.- Encontro na TERRA VIVA!/REGRALL – só para quem more mais perto da sede– (Rua dos Caldeireiros, 213 –PORTO) para CONTROLO E TRANSPORTE do equipamento de campo a levar (haverá 1 carro de apoio para o Equipamento mais pesado –abrigos e abrigos de cozinha, panelas, provisões, machados, cordas de exercícios, etc.); -09.00 h- Encontro na ENTRADA CENTRAL DA ESTAÇÃO DE SÃO BENTO -10.00 h. Início da trilha para o acampamento (via Aldeia de COUCE) -11.00 h – Chegada ao local do Acampamento, descarregar material e montar abrigos e abrigos de cozinha ( cada Equipa a +ou menos 15 passos das restantes)
- recolha de lenha e água potável p/ Equipa (há uma nascente perto do local de acantonamento); -11.30 h. – ASSEMBLEIA/CONSELHO DE CAMPO : Controlo colectivo das tarefas -12.30- ALMOÇO VOLANTE + CALDO
QUENTE -13.30 h.– Peq. torneio ARCO E FLECHAS ; -14.00 h. Peq.treino de JOGO DO PAU E DEFESA -14.30 h. TIROLESA FLUTUANTE sobre o rio Ferreira -16.00 h. JOGOS DE DESCOBERTA DO ESPAÇO: – Pegadas de animais e recolha de moldes em gesso –
-Recolha de VARAS para construções e varas pessoais (a marcar c/ pirogravura) -17.00 h. LANCHE -17.30 h- Jogo de Movimento : “Assalto ao Cabo” (ou “Colocação de Minas”) -19.- Início preparação do Jantar (POR EQUIPAS) – a EQUIPA DE ANIMAÇÃO prepara uma parte da refeição para todos -20.00 h. Jantar. -21.00 h.-
FOGO DO CONSELHO com CANÇÕES de AVENTURA e PARTILHA de ESTÓRIAS DE CAMPO, Conselhos aos INICIADOS, Organização da SEGURANÇA (sentinelas) e do REPOUSO NOCTURNO -22.30 h. JOGO NOCTURNO “ASSALTO ÁS LANTERNAS”; 23.30 h.–RECOLHER -- 24.00 h. SILÊNCIO e SENTINELAS -ATENÇÃO: quem perturbar o descanso dxs outrxs companheirxs deverá fazer 1 hora de sentinela c/ elementos da Eq. Animaç. (
Monitores) na pior hora… ( 2-3 da manhã… E cuidado com os terríveis MARABÚMZIOS e TELÉCO-TÉCOS !...)
17/10-Domingo -08.30 h. –Levantar, lavar, arrumar, vestir; 8.45 h-Exercícios de GINÁSTICA DE CAMPO (15 MIN.) A - 09.00 h. Pequeno Almoço; - 9.15 h- ASSEMBLEIA DE CAMPO: – Lançamento das actividades da manhã: -
9.30 h- EXPLORAÇÃO/ORIENTAÇÃO -POR EQUIPAS --10.30 h. EXPLORAÇÃO CONJUNTA àS FRAGAS DO DIABO–
Exploração da Gruta p/ Equipas. 12.30 h. CONFECÇÃO DO ALMOÇO e ALMOÇO ( por equipas) -14.00 h. ASSEMBLEIA/CONSELHO DE CAMPO -– Decidir últimas actividades até às 17.00 (propostas já existentes: TIRO COM ARCO, jogos c/ paus, etc...) -17.00 h. Início da desmontagem , arrumações e limpeza do terreno – 17.30 h- ASSEMBLEIA DE CAMPO : Lanche -AVALIAÇÕES - Regresso a casa (prevista chegada ao Porto às 19.45 )
IV-LISTA DE PRECISOS para cada participante: (em caso de dúvida telef..96 7694816 ) A) Equipamento: -Mochila grande (ou duas pequenas) - saco-cama e cobertor (ou 2 cobertores) - prato e caneca inquebráveis (plástico ou metal) – talheres pessoais – pequeno canivete – pequena lanterna a pilhas (ou 2 velas) - garrafa de água de 1,5 l. VAZIA B) Roupa : – t.shirt , pólo ou blusa de cor preta – pull-over ou blusão de agasalho( de preferência com capuz) –tshirt clara (ginástica, agasalho,etc.) – lenço escoteiro REGRALL – calções – toalha - fato de banho -1 muda de roupa interior – botas ou sapatilhas fortes – calças de fato de treino (ou semelhantes) – capa ligeira para a chuva (tipo
poncho –são baratas em lojas chinesas ou de plásticos –preferíveis as que podem cobrir a mochila ) – gorro de malha (para o frio e a noite) de preferência PRETO (para as sentinelas e jogos nocturnos de campo) – Chapéu escoteiro (opcional)
C) Alimentação: trazer de casa só para sábado: ALMOÇO VOLANTE (3 sandes, peça de fruta, sumo ou yogurte)
5 E. abrange todas as refeições excepto o almoço volante de sábado
D) Transportes: 4 E. Porto (São Bento) –Valongo (Apead. S.MARTINHO DO CAMPO) – Porto
E) Outros: Caneta, bloco ou peq.caderno, artigos pessoais de higiene , Identificação pessoal, termo de responsabilidades assinado p.encarregado de educação (caso de menores de 16 anos )
V-LISTA DE PRECISOS P/ EQUIPA - ABRIGOS, MATERIAL DE COZINHA de campo, MACHADAS, PEQUENAS PÁS, CAIXAS DE PRIMEIROS SOCORROS , MATERIAL DE ANIMAÇÃO , etc. A Eq.Animaç.TRANSPORTA DA NOSSA SEDE (bem como a maioria dos víveres para as refeições
Comprometo-me a:
VI- REGULAMENTO DE CAMPO E COMPROMISSO PESSOAL
1- Não trazer de casa nem mais nem menos do que aquilo que consta na lista de precisos
2- Ter um comportamento digno durante as viagens e nos locais onde passamos e acampamos, não incomodando de nenhuma forma as outras pessoas ( usando linguagem imprópria, por ex.º...)
3- Compartilhar com xs outrxs companheirxs as tarefas de campo necessárias à boa instalação do acampamento e
à sua higiene e limpeza
4- Não permanecer na tenda a não ser durante a noite para dormir e não comer nem deixar comida dentro dela ou nela acender qualquer tipo de lume.
5- Proteger e ajudar os mais novos e apoiar os menos experientes
6- Proteger os locais no e em redor do acampamento não permitindo que ninguém :- a)- ponha lixo fora dos locais próprios - b)- polua a água limpa dos regatos, -c)-danifique árvores e arbustos e plantas -d)-persiga, perturbe ou mate animais –e)- faça fogo fora dos locais apropriados e controlados
7-Não danificar nem utilizar indevidamente os equipamentos da Equipa ou da associação
8-Respeitar o descanso d@s demais companheir@s não fazendo barulho depois da hora de recolher ou antes da hora de levantar
9-Participar activamente nas assembleias de campo e reuniões de Equipa, respeitando as suas decisões conjuntas
e programas.
10-Levar a sério este regulamento e os avisos e chamadas de atenção dos monitores
ATENÇÃO: A avaliação dos outr@s companheir@s em assembleia de campo ou de equipa de que não estás a proceder de acordo com este Regulamento de Campo e Compromisso pessoal pode conduzir ao teu afastamento do campo e do grupo
VII -Equipa de Animação / Responsáveis pelo Programa:
Madalena Morais (Professora e fotógrafa) 961449268 J.R.Paiva (Pedag.Social-ambient.) -967694816
VIII -Apoios a esta actividade:
Programa PAAJ 2013 do IPDJ e Câmara Municipal de Valongo -Departam. do Ambiente
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