PROGRAMAS  DE CAMINHADAS ("Caminhar c'a Gente") Maio-Junho 2013
PRÉ-INSCRIÇÕES TELEF. 967694816 / 223324001 até DOIS DIAS antes da atividade. No caso de atividades que englobam acantonamento em tenda*numa ou várias noites, inscrição obrigatória na n/sede ATÉ uma semana antes.



DOM. 26 Maio       ATIV.3.6 -Trilha de Descoberta do projeto do "Parque Oriental do Porto “ 
Descrição: Percurso começando no Freixo e percorrendo tanto os terrenos inicialmente destinados a este projeto, na margem esquerda do "rio"Tinto, como nas imediações do "rio" Torto, regressando à zona do Freixo.
 Encontro às 10.00 h. na n/sede – Deslocação em Metro para Campanhã


*SEXT.(noite),SÁB.-DOM. 7, 8 e 9 de Junho    ATIV. 3.5 -Trilha da Aventura /Grande Marcha  -através da antiga "GR-1"Belói-Rio Mau"
 
Descrição: Percurso c/ bivaque em tenda entre Belói (Gondomar) e Rio Mau (Penafiel) através de antigo trilho (marcado em 1981), bastante esquecido e semi-abandonado (Alvre,Santa Comba, Banjas, Saída c/ marcha noturna na sexta-feira à noite. Na segunda noite: margens da ribeira de Santa Comba .
 Encontro às 21.00 h. na n/ sede e início do percurso às 22.30 h. em Belói/Gondomar


*DOM. 16 Jun.    ATIV.3.7 -Trilha de Descoberta eco-social de Monte Córdova  
 (a repetir em  Set.)

Descrição: Percurso de cerca de 10 Km. em volta da povoação de Monte Córdova (Santo Tirso), através de pontos que nos mostram a sua ecologia, a situação da sua população e a sua história.
Partida do Carvalhal de Valinhas, em Monte Córdova,  às 10 h.da manhã , c/ almoço volante pelo caminho (atividade a desenvolver no âmbito do nosso “Acampamento do Solstício 2013” de  14 a 16 Jun.)


 DOM.30 Jun.     ATIV.3.10 -Trilha de Descoberta da zona de Santa Cruz do Bispo e vale do Leça (Rio Leça, Ponte do Carro, Monte São Brás )

Descrição: Percurso construído sob a forma de "jogo de descoberta". Encontro na n/ sede no Porto , às 9.30 , saída no Metro para ESPOSADE e regresso cerca das 18.00 h.

NOTA:
 O local de Monte São Brás é também um ponto de referência na história social "mais recente" do Porto:  antes do 25 de Abril, em 1970, ocorreu aqui um encontro e acampamento de jovens, de diferentes proveniências ideológicas, mas  que se opunham à ditadura fascista-marcelista. Por isso estamos a pensar -ou nesta altura, fim de Junho próximo, ou posteriormente - assinalar  esse acontecimento com um *ENCONTRO/ACAMPAMENTO de ANTIGOS PARTICIPANTES com JOVENS de HOJE, no mesmo local, no sentido de passar ao pessoal mais novo, testemunho desses tempos, com descrições vivas de participantes de então.

Esse encontro de 1970, apesar da vigilância da PIDE e de outros agentes repressivos, marcou também  o início de uma série de novos núcleos de jovens que se mobilizaram contra a ditadura e a guerra colonial, tendo muitos deles pago essa ousadia, pouco tempo depois, com perseguições e prisões ...

Daí a importância deste possível encontro INTER-GERACIONAL neste local.

Em breve adiantaremos mais notícias.

J.R.P.






1 comentário:

  1. Sobre o ACAMPAMENTO/ENCONTRO de MONTE SÃO BRÁS (Santa Cruz do Bispo)em 1970

    Começámos já alguns contactos com pessoal desse tempo e que ainda anda por cá... De Matosinhos, do Porto, da Senhora da Hora, de São Mamede Infesta...
    Caso conheçam algumas destas antigas companheiras e companheiros, p.f ponham-nos em contacto connosco...

    Zé R.P.

    ResponderEliminar